Entrevista com Patricia Oyama


Patricia Oyama
Patricia Oyama

A entrevistada de hoje publicou seu primeiro livro aos 12 anos de idade. Escrito e ilustrado por ela, 'Um Dinossauro no Século XX' já dava mostras de seu dom com as palavras. Aliando este talento a uma tradição familiar, Patricia Oyama abraçou a carreira jornalística, passando por importantes publicações como a revista Elle. Atualmente, é diretora de redação da Revista Casa e Comida, irmã mais nova da Revista Casa e Jardim, ambas conceituadas publicações da Editora Globo.

Em meio a seus inúmeros afazeres como profissional, mãe e dona de casa, Patricia gentilmente aceitou falar um pouco sobre alguns assuntos relacionados ao seu universo, tais como beleza e culinária.

B.A. Como você faz para estar sempre bonita e elegante, em meio a tantos compromissos à frente da revista, em casa e com os filhos?

P.O. Ah, eu não sei se consigo estar sempre bonita e elegante, não! E ainda por cima gosto de dormir o máximo de tempo possível, então, estou sempre correndo de manhã, não tenho tempo para ficar caprichando muito na produção. Acho que tenho sorte porque meu cabelo não dá trabalho, não preciso fazer escova, chapinha, essas coisas. Sou bem básica.

B.A. Existe algum produto de beleza do qual você não abra mão, no dia a dia? 

P.O. Uso bem pouca maquiagem: filtro solar, lápis e uma sombrinha pra escurecer a sobrancelha. Às vezes passo um BB cream. Se tenho que ir a algum evento no dia, gasto um pouco mais de tempo: passo um primer, uma base e rímel. Tinha planos de caprichar mais no make depois dos 40, mas a vontade de dormir até mais tarde fala mais alto!

B.A. Na vida pessoal, como são os pratos e a arrumação da mesa, quando recebe visitas? 

P.O. Gosto muito de cozinhar. Se vou receber alguém que nunca veio em casa antes, geralmente faço pratos que já preparei outras vezes e sei que costumam agradar. Sempre pergunto se a pessoa tem alguma restrição alimentar – mas mesmo assim é bom ter um filé e uma massa à mão, nunca se sabe. Uma vez, fiz um curry de camarão e o convidado tinha alergia à canela. Era só uma pitadinha, mas ele felizmente percebeu antes de comer. Preparei um bife para ele. Se tem uma coisa que sei fazer bem é fritar bife (chapa bem quente, pouco óleo  e um por vez!).

Se a visita já foi em casa várias vezes, tento fazer algo novo. Uma receita que a gente deu na revista (trabalho na Revista Casa e Comida) ou tirada de algum livro.

Quanto à arrumação da mesa, comecei a dar mais importância a ela depois que comecei a trabalhar na revista. Tento dar alguma graça, um jeito de pôr o guardanapo, um vasinho pequeno, que não atrapalhe a visão dos convidados. Mas sou melhor nas panelas do que na decoração. Quem entende dessa parte mesmo na revista é a Cláudia Pixu, nossa editora executiva. 

B.A. Que dicas daria para quem está começando o aprendizado na culinária?

P.O. Cozinhe sem pressa. Coloque uma música. Comida boa é gostosa desde a fase de preparação, cozinhar em casa não deve ser estressante.

B.A. O que você está achando desta febre dos reality shows sobre gastronomia? Tem acompanhado?

P.O. Puxa, confesso que vejo só um pouquinho, pra não ficar de fora, mais por dever profissional. Gosto mesmo é  de comida ao vivo.


B.A. Além de bonita e competente, Patricia é de uma delicadeza e gentileza impressionantes. Tanto que aceitou falar para esta publicação obscura e em início de carreira. Muitíssimo obrigado pelo carinho!

4 comentários:

  1. Valeu a dica de filé e massa sempre à mão! E também a sugestão de cozinhar sem pressa, ouvindo música... Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexia, a Patricia é um amor de pessoa! Como você! Que bom que gostou das dicas, muito obrigado por comentar!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. OLA SERGIO !!!!
    ACHEI SENSACIONAL A ENTREVISTA C/A PATRÍCIA PRINCIPALMENTE A DICA DE PERGUNTAR AO CONVIDADO SE TEM ALGUMA RESTRIÇÃO ALIMENTAR,POIS ASSIM NÃO CORREMOS O RISCO DE PREPARAR ALGUM PRATO QUE SEJA PREJUDICIAL A SAUDE OU MESMO QUE A PESSOA NÃO GOSTE.ACHO QUE TUDO TEM QUE SER FEITO C/ AMOR ...ASSIM FICA MAIS SABOROSO ...BJK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Leila? Que legal saber que gostou da entrevista e da dica! De fato, é importante sabermos destes detalhes. Que ótimo ler seu comentário, muito obrigado pelo carinho!

      Grande beijo!

      Excluir